top of page
Crianças com capas

À Prova de Bullying

 A importância de se falar sobre isso.

Os fenómenos de bullying e violência em meio escolar são uma realidade e uma preocupação de todas as Famílias.
A Associação de Pais da EB Coruchéus reconhece o impacto negativo que estes fenómenos têm nos contextos escolares e familiares e assume a sua responsabilidade em sensibilizar a comunidade escolar para esta temática.
Ainda que a nossa Escola não tenha um problema sistémico relacionado com os fenómenos de bullying e de violência em meio escolar, reconhecemos a importância da educação e da proatividade de modo a prevenir estes fenómenos.
Estaremos ao lado da Escola e das Famílias para que os nossos filhos e todos os educandos em geral vivam uma escola num ambiente sem violência.

O que é o Bullying?

O bullying é um comportamento intencional, agressivo, repetido, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (força física ou o acesso a informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez. O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente. O bullying pode acontecer durante ou depois das horas escolares, dentro da escola, mas também fora (nos espaços circundantes, nos meios de transporte) e na internet (no Facebook ou noutras redes sociais). O bullying existe independentemente de géneros, religiões ou estratos socioeconómicos.

Consulte aqui a brochura da iniciativa

bottom of page